surto de toxoplasmose

Ambulatório irá concentrar atendimentos de pacientes com síndrome febril

Foto: Prefeitura (divulgação)
Casa 13 de Maio, onde funcionará ambulatório, fica na esquina das ruas Riachuelo e Pinheiro Machado, no Centro

Diante do surto de toxoplasmose em Santa Maria, a prefeitura decidiu criar um local que irá concentrar todos os pacientes que apresentem sintomas de síndrome febril, que está sendo causada pela toxoplasmose. A partir de sexta-feira, os pacientes que forem diagnosticados com a síndrome nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégia da Saúde da Família e pronto-atendimentos serão encaminhados para um Ambulatório de Pacientes Com Síndrome Febril. O local funciona junto à Casa 13 de Maio (Rua Riachuelo,  364, na esquina com a Rua Pinheiro Machado). 

:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria :: 

A ideia, conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, é organizar o fluxo de atendimentos da rede pública de saúde.No local, médicos infectologistas farão atendimento e encaminhamento, se necessário, aos pacientes. 

Na prática, depois que um paciente consultar na rede básica e apresentar os sintomas, ele será encaminhado ao local pelo médico que o atendeu. Se a unidade de saúde já fizer algum exame, será preciso levar os resultados. Em caso contrário, no ambulatório ele receberá os encaminhamentos e o tratamento, se for necessário. Os casos graves serão encaminhados ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).  Vale lembrar que os atendimentos serão feitos apenas a pacientes que já consultaram em um posto de saúde ou pronto-atendimento e foram encaminhados pela equipe médica. O ambulatório concentrará os atendimentos de quem não é gestante.

Novo boletim sobre toxoplasmose será divulgado na terça-feira

Nesta sexta-feira, o atendimento deve ser das 8h ao meio-dia e as 13h30min às 17h30min. Como não vai funcionar diariamente, a prefeitura deve, nos próximos dias, divulgar os dias e horários de funcionamento do ambulatório.
- Vamos atender pessoas com síndrome febril e dar os encaminhamentos. O ambulatório vai abrir vagas extras no município - explicou a secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte, por meio da assessoria de comunicação. 

Luz acumula alta de 69% desde 2010

Conforme a médica infectologista do município Paula Martinez - que é uma das profissionais que irá atender no novo espaço criado pela prefeitura -, os atendimentos no ambulatório são para garantir a plena atenção aos pacientes que necessitam de cuidados relativos à síndrome febril.

CASA 13 DE MAIO 

  • Endereço: Rua Riachuelo, nº 364 (esquina com a Pinheiro Machado)
  • Telefone: (55) 3921-1263

POSTOS ABERTOS NO SÁBADO
Neste sábado, seis postos de saúde vão abrir, novamente, das 8h ao meio-dia para o atendimento de gestantes. Na semana passada, 146 mulheres grávidas procuraram orientações nas unidades e fizeram coleta de sangue para exames. Vale lembrar que as gestantes podem procurar os postos de saúde onde fazem o pré-natal em qualquer dia de atendimento já que o sábado é apenas um reforço nos horários de atendimentos. 

OS POSTOS QUE IRÃO ABRIR

  • UBS Floriano Rocha (Rua Benjamin Ávila, 12, Cohab Santa Marta)
  • UBS Ruben Noal (Av. Paulo Lauda, 80 - Cohab Tancredo Neves)
  • UBS José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1752, Centro)
  • Centro Social Urbano (Rua Venâncio Aires, 2645 - Vila Oliveira)
  • UBS Kennedy (Rua Vereador Dário Leal Da Cunha, S/N, B. Salgado Filho)
  • UBS Wilson Paulo Noal (Rua Monte Carlo, S/N. Camobi)


*Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

17 respostas sobre a toxoplasmose e cuidados que você precisa ter Anterior

17 respostas sobre a toxoplasmose e cuidados que você precisa ter

Novo boletim sobre toxoplasmose será divulgado na terça-feira Próximo

Novo boletim sobre toxoplasmose será divulgado na terça-feira

Saúde