Foto: Prefeitura (divulgação)
Casa 13 de Maio, onde funcionará ambulatório, fica na esquina das ruas Riachuelo e Pinheiro Machado, no Centro
Diante do surto de toxoplasmose em Santa Maria, a prefeitura decidiu criar um local que irá concentrar todos os pacientes que apresentem sintomas de síndrome febril, que está sendo causada pela toxoplasmose. A partir de sexta-feira, os pacientes que forem diagnosticados com a síndrome nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégia da Saúde da Família e pronto-atendimentos serão encaminhados para um Ambulatório de Pacientes Com Síndrome Febril. O local funciona junto à Casa 13 de Maio (Rua Riachuelo, 364, na esquina com a Rua Pinheiro Machado).
:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria ::
A ideia, conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, é organizar o fluxo de atendimentos da rede pública de saúde.No local, médicos infectologistas farão atendimento e encaminhamento, se necessário, aos pacientes.
Na prática, depois que um paciente consultar na rede básica e apresentar os sintomas, ele será encaminhado ao local pelo médico que o atendeu. Se a unidade de saúde já fizer algum exame, será preciso levar os resultados. Em caso contrário, no ambulatório ele receberá os encaminhamentos e o tratamento, se for necessário. Os casos graves serão encaminhados ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Vale lembrar que os atendimentos serão feitos apenas a pacientes que já consultaram em um posto de saúde ou pronto-atendimento e foram encaminhados pela equipe médica. O ambulatório concentrará os atendimentos de quem não é gestante.
Novo boletim sobre toxoplasmose será divulgado na terça-feira
Nesta sexta-feira, o atendimento deve ser das 8h ao meio-dia e as 13h30min às 17h30min. Como não vai funcionar diariamente, a prefeitura deve, nos próximos dias, divulgar os dias e horários de funcionamento do ambulatório.
- Vamos atender pessoas com síndrome febril e dar os encaminhamentos. O ambulatório vai abrir vagas extras no município - explicou a secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte, por meio da assessoria de comunicação.
Luz acumula alta de 69% desde 2010
Conforme a médica infectologista do município Paula Martinez - que é uma das profissionais que irá atender no novo espaço criado pela prefeitura -, os atendimentos no ambulatório são para garantir a plena atenção aos pacientes que necessitam de cuidados relativos à síndrome febril.
CASA 13 DE MAIO
- Endereço: Rua Riachuelo, nº 364 (esquina com a Pinheiro Machado)
- Telefone: (55) 3921-1263
POSTOS ABERTOS NO SÁBADO
Neste sábado, seis postos de saúde vão abrir, novamente, das 8h ao meio-dia para o atendimento de gestantes. Na semana passada, 146 mulheres grávidas procuraram orientações nas unidades e fizeram coleta de sangue para exames. Vale lembrar que as gestantes podem procurar os postos de saúde onde fazem o pré-natal em qualquer dia de atendimento já que o sábado é apenas um reforço nos horários de atendimentos.
OS POSTOS QUE IRÃO ABRIR
- UBS Floriano Rocha (Rua Benjamin Ávila, 12, Cohab Santa Marta)
- UBS Ruben Noal (Av. Paulo Lauda, 80 - Cohab Tancredo Neves)
- UBS José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1752, Centro)
- Centro Social Urbano (Rua Venâncio Aires, 2645 - Vila Oliveira)
- UBS Kennedy (Rua Vereador Dário Leal Da Cunha, S/N, B. Salgado Filho)
- UBS Wilson Paulo Noal (Rua Monte Carlo, S/N. Camobi)
*Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Santa Maria